''O bem do povo''

15 de outubro de 2017

MUDA O ENSINO MÉDIO, MAS NÃO MUDAM AS CONDIÇÕES DE OFERTA.




Com a recente mudança do ensino médio no Brasil, abriu-se uma discussão sobre o assunto e não faltou quem fizesse suas críticas, críticas essas quase sempre contrária à mudança. Diante de tudo isso, podemos elencar alguns fatores que os "críticos" de plantão simplesmente fazem questão de não ver, fechando os olhos para uma realidade de dificuldades e decadência no ensino médio brasileiro.

Dentre tais fatores, podemos destacar a falta de estrutura das escolas brasileiras, onde é possível encontrar escolas a céu aberto, embaixo de árvores e sem a mínima condição de ofertar uma educação de qualidade aos estudantes que passam a fazer parte da grande desigualdade educacional.

Uma forma de amenizar esse problema seria a implantação de Políticas de Estado voltadas para a educação, padronizando o ensino e valorizando tanto alunos como professores.

Outro ponto muito importante neste contexto é o investimento na educação, pois não basta aprovar uma determinada cifra sem executar todo esse montante. Tal investimento atenderia à alimentação (merenda), melhoramento e ampliação do transporte escolar, atendendo as escolas de localização geográfica mais afastada dos grandes centros e demais localidades de difícil acesso.

A família também é parte primordial na construção e mudança de um ensino qualitativo que oferta além de conhecimento, cidadania, crítica, em que o aluno conheça seus direitos e cumpra seus deveres.

Concluímos, portanto que o professor desempenha um papel fundamental na formação da criticidade dos seus alunos. Sendo assim, a interdisciplinaridade se faz necessária para esse crescimento intelectual, preparando não só para o ENEM como também para o ingresso no ensino superior e na vida profissional. Sem tais mudanças o ensino médio continuará sem ofertar melhorias significativas.


Texto: Nilson Pereira, Albertina Sueli, Rita Sidelânia. 
Professora Orientadora: Joana D’ Arc


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