O evento comemorativo ao Dia Internacional da Mulher, promovido na manhã desta segunda-feira (18), pela Secretaria Estadual da Mulher no teatro Guararapes, reuniu cerca de duas mil mulheres de todo o estado e contou com a participação de uma comitiva de 30 mulheres de Santa Cruz do Capibaribe. O grupo foi organizado pela Coordenadora do Programa Santa Cruz Cidadã, Alessandra Vieira e com apoio da Coordenadora da Mulher, Clarissa Carvalho.
O Governador Eduardo Campos (PSB) se fez presente na cerimônia ao lado da Primeira-Dama Renata Campos, e pautou seu discurso na valorização de políticas públicas para as mulheres. Ele enalteceu o trabalho realizado pela Secretaria da Mulher ao longo de seis anos, que promoveu a igualdade dos gêneros. “Gestor público é aquele que tem a capacidade de enxergar quem é diferente e se arrisca na promoção de políticas públicas que cessem a desigualdade”, ressaltou.
Na ocasião, foram assinados dois termos de cooperação técnica, um para fortalecimento da rede de delegacias especializadas e um para parceria de curso de qualificação de 180 mulheres que trabalham no processamento de mandioca, como também, o edital para seleção simplificada da Secretaria da Mulher.
A Secretária da Mulher, Cristina Buarque, pontuou os avanços da sua pasta de 2007 até 2012, e apresentou as metas para 2013 como a implantação da Casa-Abrigo Modelo, do Projeto “Marca Social da Moda Pernambucana”, e do Programa Mãe-Coruja, que poderá ser implantado em Santa Cruz do Capibaribe em parceria com a Prefeitura Municipal.
“O projeto só atende aos municípios que apresentam mortalidade de 25 para cada mil nascidos vivos, mesmo Santa Cruz não se enquadrando nesse perfil, não poderíamos perder a oportunidade de trazer esse importante programa para o município”, frisou Alessandra Vieira, que em conversa com Renata Campos, articulou a possibilidade do Mãe Coruja ser implantado na Terra das Confecções.
Instituído através da Lei Estadual Nº 13.959, o programa objetiva reduzir a mortalidade materna e infantil. Os quais, monitorados pelos profissionais dos cantos Mãe Coruja, recebem atendimento integrado de sete secretarias nas áreas de saúde, educação, desenvolvimento social e assistência, até que a criança chegue aos cinco anos de idade.
Fonte: G2 Comunicação Integrada