O uso das Novas Tecnologias no Ensino da Geografia
Pode a tecnologia substituir o professor em
sala de aula? Qual o papel da tecnologia no processo ensino/ aprendizagem? É
fácil observarmos que a tecnologia avança cada vez mais e esse avanço tem se
transformado, nos últimos anos, na preocupação de alguns professores.
Em diversas ocasiões é difícil para o
professor incluir os novos recursos nas aulas de Geografia, pela insegurança em
trabalhar com equipamentos tecnológicos. De nada adianta incluir tablet,
computador e plataformas de exibição de vídeos, entre outros instrumentos se
eles não forem usados de maneira correta.
Nas aulas Geografia tais equipamentos podem
proporcionar uma melhor imersão do estudante nos conteúdos abordados, bem como,
agilidade, praticidade e interação entre as diferentes percepções dos assuntos.
Podemos exemplificar rapidamente:
Tablet: possibilita a acumulação de vários
livros em diversos formatos eletrônicos. Afora os modelos especializados em
leitura (chamados de e-readers), é
possível ajustar o brilho do aparelho para que não prejudique a visão. Tal
recurso permite que o aluno não se desloque com uma grande quantidade física de
documentos, e permitem rápidas consultas, indexações e comentários;
Computador: seja como plataforma de
projeção (em conjunto com o data show), ferramenta de pesquisa (quando ligado à
internet) ou ferramenta interativa (uso de jogos educativos, fóruns de debate
científico, etc.) o computador comporta uma grande central multimídia,
economizando muito tempo em relação às exposições dos conteúdos, permitindo
otimizar a aula na assimilação do conhecimento e em debates formados a partir
disto;
Plataformas de exibição de vídeos: mais
comumente usado e não exatamente inovador (muitas escolas já praticavam este
tipo de advento, desde as TVs analógicas com videocassete), pode ser muito
relevante quando a escolha do material é pertinente, pois, detém uma
característica lúdica intrínseca. Reportagens e documentários podem gerar
assimilação do conteúdo utilizando esta característica da mídia, tornando o
processo de aprendizagem prazeroso.
É importante observar que tais recursos
possuem também efeitos negativos; um tablet sem uma pré-programação específica
pode possibilitar ao aluno à navegação na internet sem relação com o conteúdo e
o aprendizado, ou, ser utilizado como um videogame, que apesar de ser benéfico
às habilidades cognitivas, não o é na hora específica da aula em que necessita-se
atenção e concentração no tema.
O computador também apresenta as mesmas
potencialidades nocivas, mas, em termo geral, ampliadas pois, o equipamento é
uma verdadeira central multimídia, com mais dispositivos de entrada e saída (o
próprio tablet não deixa de ser um computador portátil).
No caso da exibição do vídeo, o cuidado com
a seleção do material é fundamental; vídeos extremamente teóricos podem causar
perda de foco (até sono), bem como, vídeos com muito humor, sátira, metáforas e
desvios de assunto podem causar debates paralelos infrutíferos (como uma
discussão político-partidária).
Há de se salientar também que poucas
escolas dentro da realidade brasileira de ensino dispõem de condições físicas e
docentes para prover um ensino de qualidade em paralelo ao uso adequado destas
tecnologias, porém, são os novos meios, ferramentas imprescindíveis na
pedagogia de todas as disciplinas, principalmente na Geografia que apresenta um
conteúdo complexo e diverso, pois, transita entre as ciências humanas e exatas
quando da qualificação e quantificação do conteúdo.
Então professor, não tenha medo. Sirva-se
dos equipamentos tecnológicos, mas, não aleatoriamente. Use de maneira
produtiva pra você e seus alunos.
Por: Albertina
Sueli Pereira
Graduando
em Geografia na Universidade Estadual da Paraíba - UEPB