O Homem como Produtor e Consumidor
Desde que o homem deixou a
condição de nômade e passou a fixa-se na terra, além de consumidor ele torna-se
produtor, ocupando regiões, cultivando, criando e produzindo seus alimentos
como também ferramentas que pudesse tornar seu trabalho mais fácil e aumentando
sempre sua produção.
Desta forma podemos concluir
que a ligação do homem com a produção e o consumo vem de longas datas, e tais
atividades vem ao longo dos tempos evoluindo com o homem. Hoje podemos definir
o homem como um ser produtor e consumidor de bens e serviços.
Como o tempo o homem tem
buscado meios e formas para aumentar sua produção, seja a partir das
tecnologias das máquinas e equipamentos, como também através do estudo do meio
em que ele esta ocupando e vivendo. Podemos entender esse meio como espaço
geográfico ao qual passa por diversas transformações na busca incansável de
produzir mais e mais.
Antes o homem produzia
apenas para seu próprio consumo, porém com o passar do tempo a produção começou
superar seu consumo, a partir daí surge o que conhecemos hoje como mercado. Com
o advento do mercado surgem também os serviços, nos mais diversos seguimentos,
ou seja, quem troca, quem vende, quem compra, e quem transporta, essa variedade
de serviço nos mais diversos seguimentos tende a levar o homem a torna-se cada
vez mais um ser consumidor. Já que nos dias atuais existe uma produção muito
diversificada e em grande escala.
Para fazer com que essa
grande produção seja absorvida pela população entra em cena um serviço de
extrema necessidade para o homem produtor, o Marketing que faz a promoção do
produto, e como muitos dizem “a propaganda é a alma do negocio”.
É através da propaganda e do
Marketing o homem produtor visa atrair cada vez mais o homem consumidor, a
partir de então temos um ciclo fechado que passa pela produção e consumo.
Em relação ao consumo de
bens e serviço entendemos como uma engrenagem por demais importante para esse
contexto, pois ele é encontrado tanto na produção como no consumo.
Sabedores que somos que o
homem é um agente produtor do espaço geográfico. Daí a necessidade da geografia
econômica neste contexto para que conheçamos a população e suas variáveis, suas
necessidades que se difere de região para região.
Por tudo isso ora relatado
que podemos afirmar que a geografia econômica é uma ferramenta indispensável
para o homem de hoje, seja ele produtor ou consumidor de bens e serviços.
Por: Nilson Pereira da silva
Graduando em Geografia pela Universidade Estadual da Paraíba (UEPB).