O “Som da Copa” foi desenvolvido no curso de Design

O projeto foi desenvolvido pelo professor Itamar Ferreira, a partir
solicitação do empresário campinense Alcedo Medeiros. “Ao nos apresentar o
apito em madeira, ele propôs que desenvolvêssemos a marca e o projeto do
produto”, afirmou o designer, acrescentando que a base da criação é a bandeira
nacional.
A marca pedhuá em verde amarelo tem as letras d e h unidas para evitar
dúvidas quanto à pronúncia, explica o designer. “Outro detalhe representativo
da nossa cultura é a composição de três traços retangulares em cima da letra A,
que, em tamanhos e posicionamentos diferentes, simbolizam o som soprado e o
cocar indígena”, ressaltou.
No produto, segundo o professor da UFCG, houve a exploração das curvas,
num formato sinuoso, para melhor ergonomia no manuseio. “Sua forma simétrica
foi concebida objetivando facilitar o processo produtivo”, pontuou.
O pedhuá recebeu a chancela do Ministério dos Esportes para ser o som da
copa. A previsão é que seu lançamento aconteça em maio deste ano.
(Marinilson Braga – Ascom/UFCG – 19.04.13)
Fonte: www.ufcg.edu.br