Vivemos a era da tecnologia.
O aumento da atividade humana e os avanços tecnologicos levam a atividade educativa a transformar a rotina da escola. Antes a salas de aulas presenciais eram cheias de alunos, tendo à frente o professor e o resto da sala ficava só ouvindo. O professor era a figura maior dentro da sala, sendo o mestre que ensina, onde os alunos ficavam num nível menor. Hoje, com as EADs o professor torna se um mediador virtual, ficando o aluno “alfabetizado digitalmente”.
Entre a maioria dos profissionais da educação já existe a consciência de que cada pessoa é diferente das outras, que cada uma tem as suas necessidades próprias, seus objetivos pessoais, um estilo cognitivo determinado, que cada pessoa usa as estratégias de aprendizagem que lhe são mais positivas, possui um ritmo de aprendizagem específico. Assim, parece óbvio que é preciso adaptar o ensino a todos estes fatores. A escola e os professores, terão novas funções nesse novo modelo. Tendo objetivos de criar ambientes de aprendizagem onde os alunos possam ser orientados, não só sobre onde encontrar as informações, mas, também, sobre como avaliá-la, analisá-la, organizá-la, tendo em vista os seus objetivos. Mas a Internet, através da Web, certamente estará no centro de toda essa atividade.
Com o avanço da tecnologia na educação surgem os blogs, no qual apresenta ainda outras ferramentas e utilidades, como a possibilidade de comentário rápido através de e-mail ou mensagem audio, participação num mural de recados ou ligações para o site da escola, da biblioteca online ou de outros sites sobre a temática abordada.
Isto proporciona aos alunos um processo de aprendizagem utilizando as tecnologias, através da produção e comentário de um blog coletivo. Este espaço funciona essencialmente como um livro de sumários virtual, disponibilizando indicações sobre as tarefas de aprendizagem e/ou avaliação a realizar, criando links para fontes de consulta, etc..
A utilização das Tecnologias da Informação na Comunicação em geral, usando blogs, em particular , traz ao professor, e ao aluno, um leque enorme de possibilidades de trabalho e estudo, bem como de aperfeiçoamento e divulgação do trabalho realizado.
ACOMPANHE NA SEQUÊNCIA DE FOTOS ABAIXO A EVOLUÇÃO DO USO DA TECNOLOGIA EM SALA DE AULA
Ensino tradicional: o professor como o dono do saber.
Aos poucos, a novas tecnologias foram sendo incorporadas...
Estamos evoluindo para as lousas digitais.
Mas, nada fará efeito se o aluno não quizer aprender.